ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 73-2


Poster (Painel)
73-2Comparação do perfil fisiológicos de leveduras encontradas nos frutos do tucum (Bactris sp.) encontrados no cerrado, em duas diferentes regiões no estado do Tocantins.
Autores:Santos, M. L. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Diniz, A. R. N. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Ferreira, J. A. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Gonçalves, D. R. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Malescha, L. C. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Armiato, A. M. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Morais, P. B. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

Bactris sp. (tucum) é um gênero pertencente a família Arecaceae de ampla ocorrência no cerrado brasileiro, é facilmente conhecida pelos espinhos que cobrem todo seu caule. As associação de plantas e leveduras vem sendo muito estudada uma vez que as plantas produzem açúcares simples, além de compostos de carbonos e vitaminas, apresentando-se assim um habitat ideal. Foram coletadas amostras em 30 árvores de tucum em duas regiões do estado do Tocantins, sendo elas Taquaruçú e Canguçú. Cada amostra foi composta por 5 frutos de uma árvore, e o isolamento foi feito de acordo com protocolo modificado de Janisiewicz et al., 2010 para obtenção de leveduras, então as colônias que cresceram foram isoladas, identificadas segundo suas características de tamanho, elevação, bordas, cor e aspecto. As linhagens foram submetidas a métodos auxanográficos em meio sólido, onde obteve-se o perfil de assimilação de 41 carboidratos, habilidade de crecimento em concentração osmótica elevadas de 10% NaCl e a 50% Glicose, assimilação de compostos nitrogenados (nitrato, nitrito, L-lisina, cadaverina e etilamina-HCL) e fermentação de glicose. Foram isoladas em média 1,7 unidades formadoras de colônia por fruto de tucum. O perfil fisiológico das leveduras nas duas regiões apresenta similaridade, com baixa assimilação de compostos simples, como frutose, lactose, rafinose e álcoois, e maior frequencia de assimilação de compostos mais complexos como succinato, citrato, e utilização de fontes de nitrogênio cadaverina e etilamina, e não utilizam nitrato ou nitrito. São boas fermentadoras, mas com baixa resistência a 10% de NaCl e 50% de glicose, crescendo bem a altas temperaturas de 37 a 40°C. Além disso, notou-se que as leveduras da região de Canguçú se sobressaem em relação as leveduras de Taquaruçú, pois possuem uma melhor assimilação ao composto DL-Lactato, sendo essa a principal diferença entra as regiões.


Palavras-chave:  Bactris sp, Leveduras, Tocantins